terça-feira, 14 de dezembro de 2010

E se o mundo acabar em 2012?


O Popol Vuh é um dos poucos livros que restaram da civilização maia. De acordo com este livro estamos vivendo atualmente no quarto estágio da criação. Nas primeiras três criações os deuses falharam, mas a quarta tentativa foi bem sucedida e esta fase terminará no começo do 13º b'ak'tun.

A criação anterior terminou em uma contagem longa de 12.19.19.17.19. Um outro, 12.19.19.17.19, ocorrerá em 20 de dezembro de 2012, seguido pelo começo do décimo quarto b' ak' tun, 13.0.0.0.0, que será em 21 de dezembro de 2012.

Não se pode duvidar da capacidade astronômica deste povo que sem os instrumentos do século XVI da Europa conseguiram calcular um ano solar de 365,2420 dias. Mais exatos e pioneiros que os europeus. Entretanto, as profecias dos maias podem ser interpretadas como uma nova era para a humanidade e não o seu extermínio, já que existem inscrições de previsões até para o ano de 4.772, por exemplo.

O dia 21 de dezembro de 2012 marca a transição do ciclo definido pelo calendário Maia. Muitos acreditam que isso se traduzirá em desastres e cataclismos naturais - algo muito próximo do que crêem os cristãos sobre o Juízo Final. Outros acreditam que essa data marcará o fim da ênfase materialista da civilização ocidental elevando os povos para outro patamar de vivência na terra. De qualquer modo, as especulações sobre a natureza dessa previsão estão se aproximando cada vez mais da ciência, mais particularmente das transformações que ocorrem ciclicamente com as irradiações solares.

Previsões à parte, o que você faria se o mundo acabace em 21 de dezembro de 2012? O que você sentiria no ano em questão? Você já parou para pensar no assunto? Pois, então pense, algumas interpretações assustam!

Confesso que não acredito nisso, tantas previsões caíram com o passar dos anos. Mas, se o mundo acabasse realmente, eu não imagino qual seria a minha reação. É algo para se pensar, já que por mais que tenhamos vivido sempre nos faltará algum projeto a ser executado. Alguma situação que pretendíamos e ainda pretendemos realizá-las. Confesso que em poucos meses, poucos dias ou em poucas horas não daria para eu fazer muita coisa. Talvez eu fizesse a que me fosse mais importante no momento. Pense a respeito comece a se preparar para o ano de 2012. Se você acreditar nisso, é claro.

Um comentário:

Os políticos são o espelho da sociedade.

      O nosso problema não está no fato de o país ser unitário ou federado, de ele ser república ou monarquia, de ele ser presidenciali...